Os 100 trials que mudaram a história da cardiologia
A história da cardiologia vem sendo lapidada ao longo de décadas. A inquietude humana motiva um caminho científico natural para o questionamento, para a dúvida, para a suspeita médica.
Por muitos anos, as incertezas quanto ao manejo das doenças foram respondidas baseadas no parco conhecimento de fisiopatologia e na experiência individual de médicos imbuídos de uma criatividade observacional hipocrática.
Com o tempo, padrões foram sendo observados, o estudo fisiopatológico foi sendo aprofundado, e a ciência médica foi ganhando corpo, modulando a forma de intervir na doença. Um salto exponencial promoveu a revolução acadêmica que permitiu a transposição do empirismo para a medicina baseada em evidências.
O gatilho da revolução que vivemos atualmente, que constrói a história da medicina, que dá luz a esse nevoeiro de dúvidas e que permite minimizar os erros em uma tomada de decisão, são os trials, que escrevem a fronteira do conhecimento da medicina baseada em evidência.
Neste livro contemplamos os 100 TRIALS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA CARDIOLOGIA, que marcaram uma época, que modificaram a forma de pensar e que ficaram de legado para a eternidade na cardiologia.