Neurologia na atenção primária à saúde
O Brasil é uma terra de contrastes. Vivemos em uma era de extremos e desafios. Na saúde não é diferente. Algumas regiões brasileiras convivem com a tecnologia aplicada a saúde e na agilidade do diagnóstico, enquanto em outras, nossos pacientes precisam cruzar rios para uma simples consulta de pré-natal ou de controle de um diabetes ou hipertensão. Considerando que no mundo inteiro a expectativa de vida vem aumentando progressivamente e, em decorrência disso, as doenças crônicas também, pensamos o formato deste livro para orientar o profissional da saúde que vai lidar com essa realidade: escassez no atendimento médico da população mais idosa e com doença neurológica, onde não há disponibilidade de um neurologista que possa guiar o cuidado nas condições neurológicas mais comuns.
Criamos um livro que contempla a longitudinalidade do cuidado, ou seja, condições clínicas mais prevalentes na criança, no adulto e no idoso. Em cada capítulo, existe o conceito da doença, sua importância, revisão breve sobre as teorias mais atuais, dica do exame neurológico para a respectiva condição clínica, tratamento focado na melhor evidência atual e recomendações para o acompanhamento na atenção primária.
Não pretendíamos esgotar o assunto, nem poderíamos, mas entendemos que inúmeros problemas ou complicações decorrentes desse grupo de doenças poderiam ser minimizados, ou pelo menos adiados, com um melhor conhecimento do médico de família e sua equipe de trabalho. O envolvimento desse profissional na linha de cuidado neurológico, da prevenção primária à reinserção social do paciente, ajudará a reduzir o impacto alarmante da doença neurológica no Brasil e no mundo.